MOJU DO PARÁ

Minha foto
MOJU, PARÁ, Brazil
ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS HISTÓRICO O município de Moju originou-se de um povoado fundado nas terras de Antônio Dornelles de Sousa, localizadas dentro da área patrimonial da freguesia de Igarapé-Miri. Segundo Palma Muniz e Theodoro Braga, esse povoado era conhecido com o nome de Sítio de Antônio Dornelles. Após ter sido doado à Irmandade do Divino Espírito Santo, recebeu a invocação do santo da irmandade. Em julho de 1754, por ocasião da visita feita ao lugar pelo Bispo do Pará, Frei Miguel de Bulhões, o povoado foi elevado à categoria de Freguesia.

GINA LOBRISTA E BANDA

GINA LOBRISTA E BANDA
GINA LOBRISTA E BANDA

Seguidores

sexta-feira, 17 de julho de 2009

MOJU, RIO DAS COBRAS

















Numa tarde calma, na beira do Rio Moju Onde o mururé encalha e o moleque banha-se nuOuço o canto da cigarra que ecoa na mata escura Anunciando que a noite é chegada, trazendo mais cheia a lua Nestas noites é bem sabido por que mora pra estes lados Que é noite de perigo, do dito boto malhado Que aproveita o clarão da लुआ , com seu chapéu de folha de aningaNão há que lhe ofereça recusa, por causa de sua mandinga Quem tem moça dentro de casa não dorme mais sossegado Passa a noite de tocaia, esperando o bicho malvado Há quem não acredite, outros afirmam que já viramUm certo caboclo me disse - "Peguei a espingarda e dei tiro"O boto que vira gente, os meninos da pororoca Cobra-Grande, Noratinho,Histórias do Rio-das-Cobras



























































































































































































5 comentários:

Gina Lobrista disse...

Moju
Cidade Maravilhosa, de muitos encantos e lembranças mil.
Gostaria de amar-te tanto, quanto nunca se viu.
Mas sou tão pequeno que no meu abraço não te alcanço.
Mesmo assim, fico de longe e nunca me canso.
De lembrar de ti desde criança, ao longo dos anos que já vivi.
Quero um dia ter a alegria de ver-te crescer.
E ter boas notícias, ver-te na Mídia Vencer e vencer.
Tanto no esporte, como na cultura e na produção.
Ajudando o Pará fazer do Brasil uma grande Nação."

memoria mojuense disse...

Cara Gina,
Fiquei feliz pelo post, embora ache que você deve saber que a poesia acima é minha, mesmo modificada.

Unknown disse...

NO MOMENTO TO MORANDO EM RESENDE RJ. MAS MINHA FAMILIA TA TODA NO ESTADO DO PARA NA CIDADE DE MOJU.
SINTO MUITA FALTA DELES EM FIM DA CIDADE E PELAS FOTOS DA PARA VE QUE TA TDO MUITO BONITO UM FORTE ABRAÇO PARA A GALERA TODA AI SAUDADES.

Tips Top3d disse...

Eu amo essa cidade. =)

Waldeci disse...

Quero aqui neste espaço criado pelo meu querido irmão, expressar toda a minha indignação pelo acontecido na noite deste domingo a noite. O fundador deste blog, o cara que mais elogiou esta cidade pátria nossa, e que fez várias denúncias com relação a violência em Mojú, agora torna-se vítima dela. Bandidos covardes de arma não mão assaltam e atiram em uma pessoa indefesa, pois este estava desarmado na ocasião. Felizmente e graças a Deus, ele escapou desta com poucas sequelas. Devo lembrar que à poucas semanas, esses bandidos, não sei se os mesmos, adentraram no colégio de propriedade do meu irmão, e assaltaram sua esposa e uma outra cunhada minha além de um aluno que ali se encontrava.Me sinto consternado e ao mesmo tempo indignado com toda essa situação, pois meu irmão foi assaltado em frente sua residência no bairro onde minha família ajudou a fundar em parceria com o então prefeito parola, e que agora estamos sendo expulso por estes bandidos que assolam a cidade de Mojú. Devo confessar com muito orgulho que a quase 30 anos resido em Belém e graças ao meu bom Deus nuca fui alvo de assalto. Se compararmos proporcionalmente a população de Mojú em relação à Belém, chegamos a conclusão de que Mojú está muito mais violenta que Belém. Pergunto: Onde estão as autoridades que nada fazem para pelo menos melhorar essa situação? E os políticos, que só aparecem nessa época para pedir e muitas vezes se utilizar até mesmo do “Voto de Cabresto” para comprar o voto da população menos esclarecida.
Fica aqui meu desabafo e minha indignação.
Waldeci Ferreira
Belém-Pa, 23/07/2012.