Há muitas lembranças daquele tempo que nunca mais voltará. Mais prefiro guardar dentro do meu coração em um cantinho bem secreto, pois isso é a imagem de tudo aquilo que me fez muito bem.
MOJU DO PARÁ
- Gina Lobrista
- MOJU, PARÁ, Brazil
- ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS HISTÓRICO O município de Moju originou-se de um povoado fundado nas terras de Antônio Dornelles de Sousa, localizadas dentro da área patrimonial da freguesia de Igarapé-Miri. Segundo Palma Muniz e Theodoro Braga, esse povoado era conhecido com o nome de Sítio de Antônio Dornelles. Após ter sido doado à Irmandade do Divino Espírito Santo, recebeu a invocação do santo da irmandade. Em julho de 1754, por ocasião da visita feita ao lugar pelo Bispo do Pará, Frei Miguel de Bulhões, o povoado foi elevado à categoria de Freguesia.
sábado, 1 de agosto de 2009
IGREJA DA MATRIZ DE MOJU
Nada é por acaso...Tudo tem um significado...Tiramos proveito de tudo Pois nesta vida, se tem o melhor, se acreditar nela...Não espere que os outros tenham pena de ti...Mas sim orgulho de ser lembrado como pessoa especial....Cheio de brilho, iluminando por onde passa...Deixando rastros de alegria.Se DEUS nos deu a vida,então porque não vive-la todos os segundos....Não deixar nada para o amanhã.....Viva sempre com um sorriso, e verás que o problema é tão minúsculo Que não vale a pena perder tempo com ela....Pois os segundos se passam e nunca mais voltarão....Perdemos tempo, e não vivemos....Viva todos os momento e sejam felizes...Desejo de coração que sua semana seja de muita Paz e Prosperidade!!
Quando o teu coração for silenciado pela voz da escuridão que teima em te iludir, sente o perfume de uma flor.Será suficiente para trazer à tona que és tu a razão para a flor existir;que és tu a razão para que nela esteja perfume doce e sereno.Na realidade, o que pareces tomar da flor é o que habita em teu ser.Não demores tanto para descobrir as flores que vivem em você!Te desejo um Domingo gostoso,um dia tranquilo... E que esta nova semana,te proporcione muitas alegrias !
que se relata no livro tombo da paróquia do Divino Espírito Santo do Moju é o seguinte: “Fundação da paróquia: 1 de junho de 1754, por D. frei Miguel de Bulhões Bispo, do Pará, inaugurando a igreja do Divino Espírito Santo na Vila do Moju.
A igreja do foto foi construída pelo padre Sebastião Borges de Castilho, que era vigário da paróquia de 1836-1850.
Em suas cartas, D. José Afonso no ano de 1846, faz referência à igreja matriz e ao pároco: “A igreja era um pequeno corredor contigo, a residência paroquial de duas braças de largura por 50 a 60 passos de fundo; o sacerdote, pe. Sebastião B. Castilho, é um sacerdote que honra o clero paraense (…) e se faz digno do respeito de seus paroquianos; aos seus esforços devem eles uma nova igreja matriz, bem construída, espaços, elegante e suficientemente bem mobiliada (Arquivo do Secretariado Diocesano — Jornal Voz de Nazaré, 05/ 02/ 1978
A reforma tal qual a vemos, que alterou definitivamente a estrutura antiga foi realizada em 1990.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
RIBEIRINHOS DE MOJU
Em vários passeios pelos rios, furos e igarapés, que cercam Moju, fui registrando um pouco do dia-a-dia deste povo..
terça-feira, 28 de julho de 2009
OS PEQUENINOS DE MOJU
Quero sempre... poder ter um sorriso estampando meu rosto mesmo quando a situação não for muito alegre...E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém e poder ter a absoluta certeza duque esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos! E que faço falta quando não estou por perto.Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada pra mim na vida foi em vão, que o amor existe, que valera pena se doar às amizades a às pessoas,que a vida é bela sim, e que eu sempre dei melhor de mim e que valeu a pena!!
Use o Sorriso...... Para desarmar a tristeza,... Encarar os problemas e solucioná-los.... Lutar mesmo que pareça impossível... Crer que inicia um novo dia,... Que tudo dará certo.Use a Paz...... Para combater a ira,... Manter-se calmo,... Respirar fundo,... Seguir o coração e a razão ponderada mente,... Fazendo assim o equilíbrio de seu dia.Use o Perdão...... Para suportar as ingratidões,... As ofensas,... As perdas,... Possíveis e aparentes derrotas.Use o Amor...... Para enfrentar a vida. ... Para encontrar sua paz,... Para sentir-se amado,... Para sorrir facilmente,... Para viver com sorriso,... Para ter paz,... Para perdoar e ser perdoado,... Para amar e ser amado...
CANTINHO DA SAUDADE
Vai com Deus doce menina CLARA
Sabemos que você não era filho de Moju, mais este município com certeza te adotou como filho, e agora você não poderia ficar de fora dessa Homenagem feita ao município de Moju do Pará. Afonso que de onde estiver quero que saiba que você fez parte da História de Moju.