MOJU DO PARÁ

Minha foto
MOJU, PARÁ, Brazil
ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS HISTÓRICO O município de Moju originou-se de um povoado fundado nas terras de Antônio Dornelles de Sousa, localizadas dentro da área patrimonial da freguesia de Igarapé-Miri. Segundo Palma Muniz e Theodoro Braga, esse povoado era conhecido com o nome de Sítio de Antônio Dornelles. Após ter sido doado à Irmandade do Divino Espírito Santo, recebeu a invocação do santo da irmandade. Em julho de 1754, por ocasião da visita feita ao lugar pelo Bispo do Pará, Frei Miguel de Bulhões, o povoado foi elevado à categoria de Freguesia.

GINA LOBRISTA E BANDA

GINA LOBRISTA E BANDA
GINA LOBRISTA E BANDA

Seguidores

sábado, 1 de agosto de 2009

MEXILHÃO DO ICATÚ DE MOJU





PREFEITURA MUNICIPAL DE MOJU

IGREJA DA MATRIZ DE MOJU



Nada é por acaso...Tudo tem um significado...Tiramos proveito de tudo Pois nesta vida, se tem o melhor, se acreditar nela...Não espere que os outros tenham pena de ti...Mas sim orgulho de ser lembrado como pessoa especial....Cheio de brilho, iluminando por onde passa...Deixando rastros de alegria.Se DEUS nos deu a vida,então porque não vive-la todos os segundos....Não deixar nada para o amanhã.....Viva sempre com um sorriso, e verás que o problema é tão minúsculo Que não vale a pena perder tempo com ela....Pois os segundos se passam e nunca mais voltarão....Perdemos tempo, e não vivemos....Viva todos os momento e sejam felizes...Desejo de coração que sua semana seja de muita Paz e Prosperidade!!

Quando o teu coração for silenciado pela voz da escuridão que teima em te iludir, sente o perfume de uma flor.Será suficiente para trazer à tona que és tu a razão para a flor existir;que és tu a razão para que nela esteja perfume doce e sereno.Na realidade, o que pareces tomar da flor é o que habita em teu ser.Não demores tanto para descobrir as flores que vivem em você!Te desejo um Domingo gostoso,um dia tranquilo... E que esta nova semana,te proporcione muitas alegrias !




que se relata no livro tombo da paróquia do Divino Espírito Santo do Moju é o seguinte: “Fundação da paróquia: 1 de junho de 1754, por D. frei Miguel de Bulhões Bispo, do Pará, inaugurando a igreja do Divino Espírito Santo na Vila do Moju.


A igreja do foto foi construída pelo padre Sebastião Borges de Castilho, que era vigário da paróquia de 1836-1850.



Em suas cartas, D. José Afonso no ano de 1846, faz referência à igreja matriz e ao pároco: “A igreja era um pequeno corredor contigo, a residência paroquial de duas braças de largura por 50 a 60 passos de fundo; o sacerdote, pe. Sebastião B. Castilho, é um sacerdote que honra o clero paraense (…) e se faz digno do respeito de seus paroquianos; aos seus esforços devem eles uma nova igreja matriz, bem construída, espaços, elegante e suficientemente bem mobiliada (Arquivo do Secretariado Diocesano — Jornal Voz de Nazaré, 05/ 02/ 1978

A reforma tal qual a vemos, que alterou definitivamente a estrutura antiga foi realizada em 1990.